50887236_2161604367216802_60390731646574

CIDADÃ DO MUNDO

Brasileira de nascença. Italiana de descendência. Dupla cidadania em passaportes. Cidadã do mundo, nas práticas vividas, pessoal e profissionalmente. A Jornalista e Doutora em Ciências da Comunicação, diretora da Pazza Comunicazione, nasceu no interior de São Paulo, em 1963, em um pequeno município no noroeste do Estado, chamado Guarantã. Apaixonada por escrever, desde criança, aprendeu a escrever com o irmão, antes mesmo de entrar na escola. Não aceitava que os irmãos fossem à escola e ela não. Com três dias na primeira série, fez um exame, foi aprovada e passou diretamente para a segunda. E assim seguiu, escrevendo desde criança, poemas, crônicas, textos os mais diversos, buscando sempre aprender, aprender, aprender a se inscrever. Assim, literalmente, ao longo da vida, ganhou o mundo, com o trabalho de cientista, pesquisadora, empresária, educadora, o que foi possível em muitas viagens e conexões com profissionais, cientistas e pesquisadores de vários outros países.

A Pazza Comunicazione, como projeto empresarial, surgiu do envolvimento intenso com a escrita, que marcou a trajetória profissional da Jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Depois, mestre e doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O trabalho como jornalista deu refinamento à prática de escrita, que ela perseguiu obstinadamente, durante a vida. A docência em seis universidades brasileiras, durante mais de 30 anos, em áreas práticas e teóricas da Comunicação Social, mas também em Metodologia da Pesquisa, em várias áreas do conhecimento, possibilitaram uma visão do desafio da escrita científica como narrativa de pesquisa, como produção de um relato interessante do conhecimento produzido, com correção, coerência e qualidade comunicacional.

Malu Cardinale, como é mais conhecida, tem como traço a intensidade e a orientação transdisciplinar, com visão de ciência complexa e ecossistêmica. Isso possibilita um trabalho diferenciado, com a compreensão de dimensões sutis da produção comunicacional, para além do esmero e da qualidade técnica da produção. “Em Comunicação, nada é detalhe, tudo é fundamental!”, afirma, destacando que esta é a visão que sustenta o trabalho de consultoria e desenvolvimento de projetos da Pazza Comunicazione.