MARCAS DO PERCURSO

HISTÓRIA PAZZA

Primeiro, a Perspectiva

A Pazza Comunicazione surgiu em 23 de julho de 1987, como editora, na época chamada editora Perspectiva, uma empresa em parceria entre os diretores jornalistas Maria Luiza Cardinale Baptista e Toni André Scharlau Vieira. Inicialmente voltada projetos jornalísticos, com viés comprometido com a sociedade e movimentos sociais.

 

Um dos trabalhos realizados, durante aproximadamente um ano, foi a publicação do jornal Folha do Metrô, que era distribuído gratuitamente nas estações do Trensurb. O jornal tinha uma pauta ampla, com editorias gerais, de cobertura do cotidiano das cidades relacionadas ao trajeto do trem metropolitano, e também editorias específicas, como economia e cultura, buscando aproximar a linguagem ao cotidiano das pessoas que circulam nos trens.

A equipe da editora Perspectiva também prestava assessoria de comunicação para algumas organizações sindicais e de educação popular. Em paralelo prestava também consultoria de comunicação, na realização de projetos diversos. Destaca-se, desde o início, o trabalho de supervisão de textos, especialmente de supervisão de textos acadêmicos, com um tratamento já diferenciado. Esse serviço se expandiu, mais tarde, na nova configuração do empreendimento empresarial,  em meados dos anos 1990.

Depois de um quase um ano, o Jornal Folha do Metrô parou de circular. Os editores se mudaram para São Paulo, tendo se envolvido em outros projetos locais. Manteve-se, nesse período, o trabalho de supervisão de textos e consultorias de comunicação, pela jornalista diretora Maria Luiza Cardinale Baptista.

Pazza em Flores(seres)

A partir de 1992, o trabalho da empresa seguiu, com atuação forte, novamente no Rio Grande do Sul, tendo passado, em 1995, por um realinhamento em termos de direcionamento da empresa, para ênfase no trabalho em três grandes feixes de atuação, que vinham sendo sinalizados, no percurso: supervisão, consultoria e projeto. Esse realinhamento implicou, inclusive, na mudança de nome, para PAZZA COMUNICAZIONE. Supervisão, Consultoria e Projetos de Comunicação. A partir de então, a gestão e inflexão dos trabalhos Pazza Comunicazione seguiram essas três linhas de atuação, como ênfase.

No início dos anos 2000, a empresa passou a ser assumida apenas pela então doutora em Ciências da Comunicação, Maria Luiza Cardinale Baptista, trabalhando já na perspectiva de constituição de uma espécie de birô de Comunicação, uma trama de projetos, serviços, ações, entrelaçando muitos sujeitos, entre clientes, prestadores de serviços e colaboradores.

Em termos de serviços, destacam-se os trabalhos de supervisão de textos e supervisão personalizada de escrita, que Dra Cardinale chama também de acolhimento do sujeito da escrita, buscando auxiliar pessoas em processos de produção de textos, especialmente acadêmicos, em todas as áreas do conhecimento. Também a dedicação para projetos editoriais e projetos gráficos de clientes, organizações, empresas e clientes particulares, buscando oferecer atendimento personalizado, diferenciado e especializado, conforme cada demanda apresentada.

Conquistando o Mundo

No ano de 2000, a diretora da Pazza coordenou projeto de visitas técnicas a projetos editoriais e de arte e cultura na Itália, em ação em parceria com o SEBRAE e a empresa Classimarketing, de Porto Alegre. O projeto envolvia a viagem de 30 jornalistas, representantes de veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul, Brasil, para conhecer projetos desenvolvidos em diversas regiões italianas. Na ocasião, a Pazza Comunicazione construiu o roteiro da viagem, coordenou todo o processo de interação com veículos de comunicação e órgãos e entidades ligadas à cultura e ao turismo, com a responsabilização, inclusive, pela tradução simultânea dos encontros.

 

Nestes projetos, foram realizadas as seguintes visitas técnicas: Jornal La República, em Roma; Jornal Il Resto del Carlino e Projeto Piazza Grande, em Bologna; Secretaria da Cultura de Firenze; Jornal Corriere della Sera e Projeto Prima Comunicazione, em Milano; Projeto Fabrica, da empres Benetton, em Trevizzo; Visita a Venezia, como encerramento da Viagem.

Marcos da Pazza Comunicazione

  • Centenas de Dissertações e teses supervisionadas

  • Artigos científicos de todas as áreas já revisados

  • Revisão e preparação de originais para publicação

  • Coordenação de projetos editoriais de livros

  • Livros publicados

  • Trabalhos técnicos

  • Formatação de trabalhos acadêmicos  e revisão de referências – ABNT, APA E VANCOUVER.

  • Orientação, estruturação e revisão do Currículo – também do Currículo Lattes

  • Preparação de book e portfólio – artístico e profissional

©2020 por Pazza Comunicacione.

Entre em contato

malu@pazza.com.br